Perfil Empresa

nilton cunhaJohn Naisbitt comenta que a verdadeira importância do Sputnik não foi haver iniciado a era espacial, mas ter inaugurado a era das comunicações globais por satélite. Acrescenta Naisbitt, a combinação de satélite, televisão, telefone, cabo de fibra ótica e microcomputadores enfeixou o mundo em um sistema unificado de conhecimento. Ela “acabou com a imprecisão da informação. Agora, pela primeira vez, somos uma economia realmente global, porque, pela primeira vez, temos informações compartilhadas de forma instantânea pelo planeta”.

O aumento do conhecimento é qualitativo e não apenas quantitativo. Ele também passou a ser a força propulsora da economia global e juntamente com. a globalização potencializaram cada vez mais os avanços de complexas tecnologias da informação e comunicação e que se distancia continuamente com o modelo vivenciado pela Revolução Industrial. Tal processo desencadeou também novas formas organizacionais, inovações de produtividade e produtos, como também, novos métodos de trabalho que foram concebidos e adotados pelo mercado.

A sociedade global neocapitalista contemporânea nos obriga ao desenvolvimento de uma cultura em escala mundial. A rapidez com que as informações são processadas, armazenadas e transmitidas é exatamente o que contribui para que o termo Revolução Informacional tome corpo e seja um dos pilares dessa nova Era.

O impacto de todo esse processo, sobretudo da tecnologia da informação sobre o emprego foi uma das questões mais fervorosamente discutidas na década de 1980. Nesse limiar do século XXI, essa discussão ainda continua fervorosa, há teóricos pessimistas e otimistas desse processo, como também, teóricos que esperam o surgimento de uma nova classe de serviço de trabalhadores do ramo do conhecimento teórico que, correspondentemente, exigem longos períodos de educação e treinamento.

O quadro mais detalhados das mudanças ocupacionais promovidas pela globalização da informação e comunicação é a ideia de uma sociedade formada por números sempre maiores de profissionais de alto nível. A expectativa é o crescimento e a expansão ininterrupta da classe de trabalhadores no ramo do conhecimento, profissionais liberais e prestadores de serviços.

Tal processo demandará a necessidade de estarmos abertos, dispostos a prender a aprender, ou seja, estarmos em contínua formação e qualificação profissional.

 

Nilton Cunha
professor e escritor

 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.
Câmbio
Dolar R$ 3,86
Euro R$ 4,42
Café Rota 232 ir para o canal
Vídeo
Vídeo
Curta nossa página