Perfil Empresa

Decepção, Desilusão e Depressão os três degraus para fazer um líder descer

Ontem nós vimos no capítulo 3 do meu livro “Caçadores de Imóveis” que um líder 3D é aquele que DIRIGE, DELEGA E DECIDE, mas esse processo tridimensional de gestão exige uma sabedoria muito grande, um entendimento sobre como agir diante de certas situações, para que essas não afetem o seu estado emocional e assim ele não adoeça.O comum é o líder adoecer!

Ele nem sabe que está doente, mas o seu comportamento deixa isso transparecer, às vezes o mal não é físico, é emocional, é espiritual. Aquele líder cheio de si, tão fechado e tão tampado para a realidade externa, escravizado pelas regras sociais, pela necessidade de ter mais e mais, de atingir resultados termina deixando um vazio que nada preenche e ai não tem jeito ele adoece e vai sentir as dores de uma vida inútil que geralmente vem recheada de decepções.

1ª DOR – DECEPÇÃO

Nada mais triste do que um líder decepcionado com ele mesmo, com seus liderados ou com seus chefes. A amargura imediatamente toma conta de sua vida e de suas emoções.

Passa a tomar decisões baseado na percepção de que tem que prejudicar e se vingar daquele que o decepcionou. Isso em geral faz com que ele perca muitas vezes o estilo que levou tanto tempo para construir. Se é honesto age com desonestidade, não se preocupa com a ética, não segue as regras da convivência social e empresarial, ele quer vencer, derrotar todos àqueles que o decepcionaram e em, geral, ele sofre as consequências dessa ação.

Como ele joga de todo jeito para vencer faz as mesmas coisas que os outros fizeram, ou seja, mente! A mentira é a grande arma que a decepção usa para atingir as pessoas. Portanto, se tem um mal que um líder tem que evitar é a mentira. Na maioria dos casos a mentira é fruto da inveja e a inveja provoca a desilusão.

2ª DOR – DESILUSÃO

A toda decepção segue-se uma desilusão. A desilusão é fruto da tristeza causada por alguém que nos magoou. Alguém que apoiamos, que ajudamos, que auxiliamos, puxa o nosso tapete, nos engana, nos rouba, quer tomar o nosso lugar no nosso trabalho, não cumpre o que acertou com a gente, faz fofocas, inventa mentiras e nos prejudica de tudo que é jeito.

Uma vez decepcionado e depois desiludido caminha para um isolamento ou uma fuga desesperada para portos que não seguros como o álcool, a prostituição, o roubo, a ociosidade e tudo isso com o tempo adoece e faz perder coisas importantes que conquistou com sacrifício como a família, a igreja, os amigos, enfim perde a confiança e a fé em Deus.

O problema é que a decepção e a desilusão empurra o líder para a depressão que é o escoadouro de todas as suas frustrações e  ansiedades

3ª DOR – DEPRESSÃO

Assim chegamos na terceira DOR de um líder 3D, a depressão, a mais perigosa que leva muitas vezes ao suicídio. Quantos empresários e líderes tem se suicidado ultimamente. Aqui na minha cidade Gravatá, foi criado um espaço religioso perto de uma ponte altíssima que fica no topo da Serra das Russas, e que foi construído para tentar evitar que mais pessoas desesperadas se joguem lá de cima. As pessoas vêm nos seus carros, param na ponte, abrem a porta e se lançam para a morte, como resultado do somatório do desespero, com a falta Deus na sua vida e com a falta de fé.
Essa é a última DOR de um líder é a Depressão. Depois de decepcionado, desiludido vem a depressão. Quantos líderes depressivos, buscando o suicídio como saída para a falta de sucesso nas suas ações.
A Depressão em geral é decorrente do desejo de ter coisas que não pode, de fazer coisas que não deve e de querer coisas que não são necessárias.
Assim a sua primeira atitude como um líder que quer ser vencedor mas não quer perder a sua vida é tomar a decisão de não se desesperar para ter poder, bens materiais, aparecer e viver uma vida de mentiras, inveja e ansiedade.

Leia o livro de Mateus capítulo 6, no verso 21 encontramos Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
Mateus 6:21.e você vai entender que é preciso mudar, vai compreender que o pr9ncipal órgão do seu corpo não é o seu bolso e sim o seu coração.

 

Tomaz de Aquino
jornalista e escritor
www.blogdotomaz.com.br

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.
Câmbio
Dolar R$ 3,72
Café Rota 232 ir para o canal
Curta nossa página