Perfil Empresa

“Uma pequena partícula para uma teoria porém mais um grande passo para a humanidade”

Por JANAEL MARTINS

Caros amigos no facebook, twitter ou contatos no meu email.

Como faço sempre. E não sei se vocês lembram que acompanho como poucos o LHC/CERN desde sua construção. Estou enviando a todos os meus contatos na net a notícia que para mim significa bem mais do que apenas mais uma partícula descoberta.

É o verdadeiro momento para comemorarmos a genialidade humana. Uma teoria como nenhuma outra, testada infinitas vezes e absurdamente bem sucedida. A glória do Modelo Padrão que junto com a Relatividade Geral ( por conta da gravidade) descrevem e respondem as perguntas de onde viemos e de como surgiu o universo.

Cientistas do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) anunciaram nesta quarta-feira em uma conferência em Genebra, na Suíça, terem descoberto uma nova partícula subatômica que tem 99,99% de chance de ser o  tão procurado Bóson de Higgs, conhecido como a “partícula de Deus” e considerado crucial para entender a criação do Universo.

Lembro bem do dia em que por volta dos meus 15 anos dei de cara com uma revista “SUPER INTERESSANTE” com matéria de capa sobre um tal de Quark TOP que tinha acabado de ser descoberto. Porém sempre faltou o Higgs.Esse  “Maldito Higgs” eu sempre comentava.

Joe Incandela, responsável máximo pelo Compact Muon Solenoid (CMS), um dos maiores detectores do LHC, situado na fronteira entre a França e a Suíça, afirmou que pesquisadores alcançaram um certo nível de “descoberta” a respeito do bóson de Higgs. Segundo ele, uma partícula foi, de fato, encontrada.

A equipe do CMS anunciou um excesso de 5 sigmas, o que equivale ao “padrão ouro” para anunciar descobertas, ou seja, uma chance menor que 1 em 1 milhão de ser uma coincidência. “Este resultado ainda é preliminar, mas achamos que é forte e sólido”, afirma Incandela.

Absurdo como isso me faz sentir orgulhoso de amar tanto a ciência assim… Chance menor do que 1/1000000 porém deve ser considerada. Ciência é isso. olhar apenas para dados, fatos e verdades. Não existe espaço para “Achismos” ou para termos como “Sentimos a presença do Bóson de Higgs”. Trabalhamos com provas e testes incontáveis.

Muitos de vocês me perdoem. Já peço desculpas porque podem entender mal o sentido das frases abaixo, porém hoje faço das palavras do físico Stephen Hawking minhas:
.
“Acho que não há mais lugar para Deus na criação do Universo”. “Não é necessário invocar Deus para acender o pavio e pôr o Universo em movimento”

O Modelo Padrão ( A teoria confirmada hoje que prévia o Higgs) juntamente com a teoria Geral da Relatividade me mostram em que “acreditar” .

Muitos podem “sentir”, “achar” ou até mesmo “conversar / falar” com “alguma força” ou “algum ser” superior. Eu felizmente (ou infelizmente para alguns) sou alimentado por provas, experimentos e verificações. Necessito delas..Fica claro pra mim hoje que o ciclo se fechou.

A ciência venceu novamente porque funciona. Apenas Isso. Acho hoje, mais que nunca, que você pode acreditar em alguma versão criacionista do universo ou estudar o modelo padrão. Do mesmo modo pode rezar para o doente com côlera ou ministrar tetraciclina de 500mg de 8 em 8 horas. Somos livres para fazermos escolhas. Eu optei por confiar na ciềncia nos 2 casos.

Rodrigo César ( Taberá ) deve estar rindo lendo esse email. Me Lembro bem ele me falando cada vez que o experimento no CERN parava e de todas as nossas brigas. Me falando que o Higgs era “de mentirinha” e não ia ser encontrado nunca. Tai… Desculpa Taberá, Estávamos certos.


Comemoremos portanto a genialidade de homens que escreveram toda essa história. A genialidade científica de Lavoisier, Galileu, Einstein, Planck, Hawking, Hubble, Heisenberg e muitos outros. Parabéns também para todos nós amantes da ciência.


Se alguém quizer perder tempo conversando sobre o Higgs estarei comemorando com Chopp Brahma no Boteco hoje a Noite esse grande dia para a comunidade científica e para toda a Humanidade.

“Uma pequena partícula para uma teoria porém mais um grande passo para a humanidade” –

PS: Marcos Fabiano ( Nego Marcos ) vamos marcar um dia essa semana “na barraca” para comemorar, pois acho que você como poucos deve sentir e compartilhar da minha felicidade e alegria.

 

Janael Martins ( janaelmartins@gmail.com )

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.
Câmbio
Dolar R$ 5,46
Euro R$ 6,65
Café Rota 232 ir para o canal
Curta nossa página