Como o nome de Charles da Madeireira já vinha sendo colocado a muito tempo para ser avaliado como pré-candidato a prefeito de Gravatá, não fazia sentido ele participar de reuniões para tentar se encontrar outro nome para disputar a prefeitura.
De forma ética e honesta ele deixou isto claro para todos os que estão participando da reunião para chegar a um nome que substitua Ozano Brito em função da sua desistência de concorrer à reeleição.
Esta foi uma atitude que merece todo louvor por parte de Charles da Madeireira e mostra que é possível fazer juma política diferente, de forma aberta, transparente, mostrando claramente qual é o projeto que está em jogo e como cada um vai caminhar.
Ele poderia ficar ganhando tempo, mas preferiu o afastamento imediato e continuar consolidando o seu nome junto à população, a outros partidos e a outros líderes da cidade, visando medir a aceitação e assim preparar a sua convenção para definir a sua chapa, isto é, montar a sua chapa e encontrar o nome que vai compor a majoritária com ele, saindo como candidato a vice.
Dessa forma o nome de Charles da Madeireira já está colocado como pré-candidato a prefeito e se não houver um convite para vice que seja aceito pelo seu grupo, então a terceira via de Gravatá já estará na rua e assim Charles da Madeireira disputará contra Bruno Martiniano e contra Joaquim Neto.