Perfil Empresa

Por Paulo Sales
Advogado

Escuto, oradores sem quaisquer carícias de palavras, a ofuscarem as opiniões dos seus ouvintes, impondo como um mar de tempestades suas ideias e crenças. Vejo amizades sendo desfeitas, por insultos ou desacatos, pela dificuldade de conviver com as diferenças, sem atos de remorso, ou pretensão de livrar o enleio; Pregadores que buscam os pecados alheios, intolerantes e indiferentes aos que discordam de suas celebres assertivas, mas míopes para a curva fechada da estrada sinuosa do destino. Insone em meu leito, busco o significado do vivo olhar daqueles que portam o incêndio indomado, o prazer do ser contrário, apenas como alimento para o seu ego, congraçar é árduo, a discórdia imotivada é amante trágica.

Por falso pseudônimo da moral social, falece a arte, a prosperidade, a invenção e a criatividade. O social que deveria ser público, comunitário e grupal, no real contexto do vernáculo pátrio, um assentimento unânime, passa a ser para muitos uma reprimenda, uma verdadeira sentença de caráter civil. Punir por ser diferente, mas díspar do que? Qual modelo há de perfeição, atributos ou virtudes? Onde estar o manual do ‘ser correto’? Ou o ato de nomeação do julgador? Todos, simplesmente todos, foram elaborados, surtidos, feitos a imagem e semelhança de Deus, porquê afincam a aspiração de castigar? Este ser magnânimo, não fez da cor, do status, do sexo, da divergência de pensar e seguir, requisitos ou qualidades, apenas impôs atitudes voltadas ao bem.

A liberdade é prerrogativa de um povo civilizado, em um Estado democraticamente constituído, a discriminação de qualquer forma é um abuso e ilegal, uma sentença de falso decoro, integridade ou nobreza. Bem sei quão impossível é o imediatismo…mas uma voz me rende interior: – Não cometeste qualquer desatino, apenas proferiu um grito perdido, bem distante, com amplidão no mundo afora, que é possível viver e sorrir com a diferença.

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.
Câmbio
Dolar R$ 3,87
Euro R$ 4,36
Café Rota 232 ir para o canal
Vídeo
Vídeo
Curta nossa página